O olhar para si

16 de setembro de 2019

|

Categoria: Viva o hoje

|

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe quem é você na própria essência?

Se formos pesquisar no dicionário o significado de autoconhecimento encontraremos algo como: “Conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos e inclinações”. Mas é aí que as perguntas começam a se atropelar. Temos consciência de quem somos? Ou melhor, o que entendemos por consciência?

 Para nos entendermos precisamos estar cientes das coisas de dentro e fora de nós. É hora de darmos mais atenção aos nossos sentimentos, pensamentos para termos mais consciência de nossas ações e atitudes. Já dizia Herman Hesse “A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo”.

 

Os 3 passos para o autoconhecimento:

 

1) Trabalhe sua autoestima – Agradecer e se respeitar

 

O se gostar está totalmente relacionado ao se conhecer. Temos vários momentos de autocrítica e auto depreciação. Mas já parou para pensar nos outros vários que temos para agradecer pela vida que temos? A gratidão pode começar agora mesmo!

 

2) Crie atividades reflexivas – Refletir sempre

Focar na vida cotidiana em nosso trabalho, nos afazeres, é sempre muito importante. Mas você já parou para tirar um pequeno momento do seu dia para pensar em pequenas coisas do seu dia? Quando for comer, por exemplo, pense no alimento que ingere, nos nutrientes e na força que ele te dará para as batalhas do dia. Durante o banho, pense na água como fluidos de tranquilidade, para vencer as adversidades. Pense nas pessoas que não concordam com você como um aprendizado, um desafio para crescer.

 

3)  Alinhe seus propósitos – Checklist da vida

Quem é você hoje? Quais são suas metas? Normalmente quando sonhamos, sonhamos grande e pensamos que será trabalhoso realiza-los. Mas se você se propuser pequenas metas diárias para que esse sonho se concretize, um dia de cada vez estará mais próximo dele. Coloque essa lista em prática. Planeje em favor desse seu propósito ou sonho!

 

No fim das contas, se conhecer é uma prática diária e infinita para o sucesso!

Busque!

Comentários